terça-feira, 19 de junho de 2012

SUPLEMENTO ALIMENTAR PARA EMAGRECER, FUNCIONA OU NÃO?




Um dos assuntos mais comentados nas academias é sobre tomar suplementos…
Provavelmente, você que quer emagrecer já deve ter experimentado uma infinidade de produtos com essa promessa…
Chitosana, chá verde, chá branco, chá vermelho, óleo de cártamo, óleo de coco, óleo de linhaça, pholiamagra, termogênicos, CLAs, picolinato de cromo, shakes, pílulas… ufa!!! Produtos para emagrecer?! Milagres?!
Existem hoje no mercado inúmeros produtos que prometem auxiliar na queima de gordura, mas na verdade poucos são realmente efetivos. E mesmo aqueles considerados como efetivos, só funcionarão com o acompanhamento de uma dieta precisa (hipocalórica) e de um treinamento bem elaborado (que proporcione um gasto energético suficiente)… Caso contrário, a utilização de suplemento será total perda de tempo e dinheiro!
Afinal, convenhamos… se suplementos funcionassem, com centenas deles espalhados em todo lugar, não teríamos uma parcela enorme da população com sobrepeso ou obesa!
Divulgado no dia 16/05/2012, o relatório “Estatísticas Mundiais de Saúde2012”, da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. “Hoje, 12% da população mundial é considerada obesa”, disse o diretor do departamento de estatísticas da OMS, Ties Boerma.


O exercício físico pode ser considerado um dos tratamentos mais eficazes contra o excesso de peso corporal, pois estimula o aumento da atividade do SNS (sistema nervoso simpático), que permite o controle dos fluxos de substrato de energia. A elevação do gasto energético em resposta do aumento da atividade do SNS pode ter ação na redução do apetite, aumento da taxa metabólica de repouso, maior ação na oxidação de gorduras, bem como uma sensação de auto-suficiência e bem-estar.


Tanto o exercício aeróbio como os exercícios com pesos proporcionam um aumento significativo na demanda energética pós-exercício, mantendo-a acima dos valores de repouso. Os exercícios com pesos oferecem estratégias para o controle do peso corporal através do aumento do gasto calórico, aumento da massa muscular e da taxa metabólica de repouso e também pelo chamado EPOC. Como consequência ocorre diminuição no percentual de gordura corporal, favorecendo um emagrecimento seguro e saudável.
(leia mais...)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SOBRECARGA PARA TERCEIRA IDADE





Quando chegamos próximos dos 30 anos de idade nosso corpo já começa a se deteriorar. Uma pessoa sedentária chega aos 80 anos com metade da força muscular que tinha aos 30. Os pesquisadores da medicina do esporte concluíram que os exercícios de força são a atividade física que mais benefícios traz para a vida dos idosos. Ao implementarmos os exercícios com peso no cotidiano dos idosos, estamos fazendo uso de um artifício para reduzir os declínios de força e massa muscular relacionados com a idade à medida que esta avança. Mantermos níveis ótimos de força possíveis para cada indivíduo é fundamental para a qualidade de vida, principalmente para o bem estar psicológico do praticante de mais idade, fazendo o mesmo sentir-se mais ativo e, principalmente, independente.

O treino de musculação pode ser uma ajuda importante para atenuar os efeitos negativos da inatividade sobre o seu organismo, em qualquer idade mas, sobretudo, na terceira idade.
desempenhar as tarefas diárias com maior facilidade e durante mais tempo que os indivíduos, da mesma idade, não treinados Conheça os principais benefícios desta atividade:
  • É uma atividade segura e de fácil adaptação a qualquer nível de aptidão física.
  • Melhora a eficiência do sistema nervoso no controlo do trabalho dos músculos favorecendo a coordenação de movimentos.
  • Aumenta a força e a resistência muscular. Vai conseguir "aguentar" mais facilmente esforços musculares mais intensos e prolongados!
  • Melhora a capacidade funcional, permitindo.
  • Contribui para a diminuição do risco de osteoporose.
  • Ajuda a combater as dores articulares (coluna, ombros, joelhos, etc.), desde que corretamente orientada (cargas baixas ou moderadas).
  • Quando associada ao exercício cardiovascular, não tem qualquer perigo para o sistema cardíaco e respiratório.
  • Aumenta a auto-estima e melhora a auto-imagem. Vai "gostar mais de si mesmo".
  • Facilita a integração num ambiente social diferente, contribuindo para que descubra novos amigos.
Ninguém nega que as caminhadas e braçadas na piscina, os exercícios aeróbicos, façam bem, mas, para quem tem mais de 60 anos o mais importante é a reversão da perda muscular e o ganho de força. Avaliações realizadas na academia mostraram que, após quatro semanas de treino, um idoso pode melhorar sua força em até 220%. Um dos indivíduos entrevistados conta que decidiu fazer musculação porque já não andava em razão de duas hérnias de disco. Três meses depois de iniciar os exercícios com pesos a dor havia diminuído 90%, estima o praticante, e voltou a caminhar sem dificuldade.
Perda de massa muscular e de massa óssea no nível propiciado pelo avanço da idade prejudica as atividades mais comezinhas do dia a dia como andar, comer, subir escada ou tomar banho. Esses problemas podem ser sanadas com mais eficiência pela musculação.

Voltamos a pergunta inicial: Caminhar ou levantar pesos? A conclusão mais sensata é que o melhor é a combinação de atividades aeróbica e anaeróbica. Mas, e então, qual fazer mais? O Colégio Americano de Medicina do Esporte definiu uma lista de prioridades para os idosos. Em primeiro lugar, os exercícios de força, em segundo os de flexibilidade e, em seguida, os aeróbicos.
A qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Existe, porem, consenso em torno da idéia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas. Alguns parâmetros afetam diretamente nossa qualidade de vida, principalmente os componentes do estilo de vida que influenciam nossa saúde e bem estar.


(leia mais...)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

AQUECIMENTO X ALONGAMENTO

     


    O alongamento é largamente utilizado como parte do processo de aquecimento nas mais diversas práticas de atividade física, geralmente com três objetivos principais: aquecimento geral, meio para evitar lesões e meio para melhorar a performance esportiva . Diversos autores e profissionais recomendam o alongamento baseados na premissa de que esta prática acarretará aumento na flexibilidade que, por sua vez, diminuirá a incidência de lesões.


      Para entender a diferença entre os dois tipos de exercícios, o conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo.


      Ter uma boa flexibilidade é muito importante para o desempenho do atleta ou praticante de atividade física, porém ela deve ser adquirida por meio de um trabalho de alongamento regular e não apenas com alguns poucos exercícios de alongamentos antes de um treino ou de uma atividade física.
       Por tanto, o ideal proposto é de que antes da prática de qualquer exercício físico, seja praticado de forma conjunta, atividades de aquecimento e alongamento, objetivando uma melhor performance da atividade praticada, diminuindo os riscos de lesões. 



BENEFÍCIOS DO AQUECIMENTO
- Aumenta o fluxo sangüíneo nos músculos
- Lubrifica as articulações
- Melhora a elasticidade dos músculos 
- Aumenta a motivação e excitação
- Reduz o potencial de lesões 

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
- Reduz as chances de distensão nos músculos
- Melhora o desempenho
- Reduz a dor muscular e acelera a recuperação
- Estimula o praticante para o treino
- Permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimentos



(leia mais...)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DICA RÁPIDA OS 07 MELHORES EXERCÍCIOS PARA HIPERTROFIA





7º Lugar: Remadas

Com barra(remada curvada) ou com halteres(serrote), as remadas são exercícios extremamente importantes para a parte superior das costas. A remada-cavalinho também não fica atrás. Apesar de remadas feitas em aparelhos ou com cabos serem inferiores, a remada sentada ainda consegue ser efetiva.

6º Lugar: Desenvolvimento

Assim como com o supino, existem inúmeras variações do desenvolvimento que promovem a hipertrofia. Quase todos os desenvolvimentos realizados com halteres ou barra são escolhas sábias. Além dos básicos, você também pode usar o Desenvolvimento Arnold ou o desenvolvimento por trás da nuca.

5º Lugar: Supino

O supino é o feijão com arroz para a parte superior do corpo. Todas as suas principais variações(inclinado, declinado, reto, com halteres ou barra), possuem grande efetividade no desenvolvimento do peitoral e vários outros músculos secundários.

4º Lugar: Barra-fixa

As vezes, até mesmo pessoas fortes não conseguem fazer muitas repetições na barra-fixa. A barra-fixa é um dos melhores exercícios para construir as costas e o bíceps, e deve ser usado no lugar de exercícios inferiores como a puxada no pulley.

3º Lugar: Paralelas

As paralelas  são conhecidas como o “agachamento” para a parte superior do corpo. Paralelas trabalham os ombros, peitoral e tríceps de forma extremamente intensa. É um exercício composto com grande influência no desenvolvimento dos membros superiores.

2º Lugar: Levantamento Terra

Ficando atrás apenas do agachamento, o levantamento terra é um exercício que separa os homens dos garotos. Além de promover força, ele é responsável por promover ganhos musculares no corpo inteiro, não somente para as costas.

1º Lugar: Agachamento

O agachamento é simplesmente o rei dos exercícios para ganhar massa muscular e força. Nenhum treino de pernas deveria ficar sem o agachamento. Este exercício, além de construir pernas gigantes, estressa boa parte dos músculos superiores e de quebra funciona como uma bomba hormonal, produzindo hormônios anabólicos a cada repetição.


(leia mais...)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL - BENEFÍCIOS



O corpo humano é projetado para funcionar como uma unidade, com os músculos sendo ativados em seqüências especifica para produzir um movimento desejado. Em cada movimento, vários músculos estão envolvidos e todos eles realizam uma função diferente. O sistema nervoso central ( SNC ), além de diferentes funções motora, é responsável pela ativação muscular e programado para organizar esses movimentos. Através de diferentes sinais enviados ao SNC, partindo da pele, das articulações e dos músculos, são detectados detalhes sobre a posição de cada parte do corpo em relação ao ambiente proposto e as outras partes corporais, a velocidade do movimento e o ângulo articular.


Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano ( como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros ), envolvendo a  integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. Um exemplo contrário a esse método, é o trabalho isolado do corpo para gerar um gesto motor específico, como visto na musculação tradicional.



O programa de exercícios funcionais traz vários benefícios tanto ao corpo como também à mente. Pensando nisso, elucidamos alguns dos muitos benefícios do método:


Desenvolvimento da consciência sinestésica e controle corporal;
Melhoria da postura;
Melhoria do equilíbrio muscular;
Diminuição da incidência de lesão;
Melhora do desempenho atlético;
Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
Aumento da eficiência dos movimentos;
Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
Melhora da força, coordenação motora;
Melhora da resistência central ( cardiovascular ) e periférica ( muscular );
Melhora da lateralidade corporal;
Melhora da flexibilidade e propriocepçao;
Dentre outras qualidades necessárias e indispensáveis para a eficiência diária e esportiva.


(leia mais...)

terça-feira, 12 de junho de 2012

DICAS PARA TER MAIS SAÚDE




COMA MELHOR
Escolher alimentos saudáveis durante as refeições ajuda não somente a emagrecer, mas a diminuir as taxas de colesterol, de triglicérides (gordura) e de açúcar no sangue, o que dá mais disposição, humor e uma aparência mais bonita.  Um prato de arroz com feijão, carne magra (peixe ou frango) e salada de folhas, verduras e legumes é uma grande fonte de nutrientes (proteínas, carboidratos, sais minerais e lipídios).  Ao evitar frituras e fast-food, você diminui o risco de acúmulo de gorduras em artérias e veias, impedindo risco de infarto e derrame. Evite abusar de alimentos diet (têm mais gordura) e “zero” (têm mais sódio). Beber bastante líquido garante pele mais hidratada e filtra impurezas do organismo.



DURMA MELHOR
O corpo necessita, geralmente, de oito horas diárias de sono para recuperar energias perdidas ao longo do dia, podendo variar para mais ou menos. Quem não acorda com a pele lisinha, bom humor e barriga sequinha depois de oito horas bem dormidas? A falta de sono pode aumentar a produção de hormônios do estresse. Dormir pouco causa ainda mau humor e engorda.  A própria obesidade pode ser uma inimiga da noite bem dormida, já que causa ronco e apneia (suspensão da respiração durante o sono).


FAÇA EXERCÍCIOS
Praticar uma atividade física regular ajuda a emagrecer, aumenta a força e o tônus muscular, melhora a capacidade respiratória e o condicionamento físico. O ideal é fazer de três a cinco vezes por semana, de 30 a 40 minutos. Para quem é sedentário, o primeiro passo é procurar um clínico geral, que pedirá exames de glicemia, colesterol, de pressão e frequência cardiorrespiratória. De acordo com os resultados, você saberá qual tipo de atividade física é a mais adequada para você. Isso vale também para quem pretende frequentar uma academia. Caminhadas de 30 minutos, de três a cinco vezes por semana, são indicadas para todas as idades, desde que não haja problemas de locomoção. Consequência:  mais disposição e um corpo mais enxuto e mais resistente a infecções.



(leia mais...)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Transtorno Bipolar - Como Agir?


Primeiro a angústia, o desânimo, a falta de vontade de se levantar da cama. Depois, vêm a animação, extrema autoconfiança, sensação de poder, vontade de fazer mil coisas ao mesmo tempo. A primeira impressão é que essas sensações são de duas pessoas, uma depressiva, outra eufórica.


Mas, na verdade, trata-se do mesmo homem ou mulher – alguém que sofre de transtorno bipolar de humor, doença psiquiátrica que atinge cerca de 3% da população mundial, caracterizada por oscilações abruptas de humor, com episódios de depressão e de mania (o oposto da depressão).
A doença mental está entre as dez que mais afastam os brasileiros do trabalho. Ocupa o terceiro lugar na lista, depois da depressão e da esquizofrenia, conforme levantamento da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado em novembro de 2007.
Existe uma tendência de que, em uma mesma família, haja várias pessoas com diagnóstico da doença, o que sugere uma grande participação genética nesse transtorno. Entretanto, ainda não há comprovações científicas. Os fatores ambientais também interferem na manifestação do problema.
Assim como uma série de outras doenças, o transtorno bipolar não tem cura, mas controle. É como ter hipertensão ou diabetes: a doença continua ali, mas o paciente aprende a reconhecer sinais, controlar e conviver com ela, enquanto leva uma vida normal. “Queremos que o paciente seja o gerente de sua saúde para reconhecer uma estabilidade ou piora da doença, além de tomar os remédios corretamente”.(leia mais...)