quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Nariz ou boca? Respiração durante o exercício é ajustada pela intensidade



Como existe a ideia de que 'respirar pela boca é errado' algumas pessoas podem forçar, involuntariamente, a inspiração só pelo nariz', diz fisiologista.





A respiração é um processo que se controla de maneira involuntária. Isto significa que não precisamos pensar em como respirar mesmo durante um exercício fisco. A respiração natural se caracteriza em inspirar e expirar fazendo a ar passar pelas fossas nasais, sendo assim possível proporcionar um “filtro” para o ar que vai para os pulmões.

As fossas nasais têm exatamente esta função, desempenhando o papel fisiológico de tentar reter a impurezas do ar que vai aos pulmões, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue. Respirar pelo nariz é, portanto, fisiologicamente correto. Quando existe algum tipo de problema aumentando muito a resistência à passagem do ar durante a inspiração, começa a prevalecer a entrada do ar pela boca, mesmo durante o repouso, caracterizando o quadro que leva o indivíduo a ser denominado como um “respirador bucal”.


Esta situação traz preocupações, podendo causar problemas ortodônticos como também originar o desagradável ronco ao dormir. Respirar pelo nariz, entretanto significa vencer uma resistência maior à passagem do ar, comparada à respiração pela boca. Quando praticamos uma atividade física, o fluxo respiratório aumenta proporcionalmente à intensidade do exercício. Até uma certa intensidade, o ajuste da respiração ainda permite que possamos continuar a inspirar pelo nariz.

Entretanto, quando um certo nível crítico de intensidade passa a ser atingido, a resistência à passagem do ar pelas fossas nasais começa a exigir dos músculos respiratórios um gasto de energia que torna a respiração pouco econômica. Neste momento, também de maneira involuntária, começamos a inspirar pela boca.

Este é um erro que não deve ser cometido, pois irá causar com certeza uma situação que se tornará insustentável do ponto de vista de gasto de energia, tornando-se mesmo o fator responsável pela fadiga precoce. Existe, portanto, um limite de intensidade de exercício para que se possa inspirar pelo nariz. Quando este limite é atingido, não se deve tentar “corrigir” a respiração tentando evitar a respiração bucal. Neste momento isto não é um erro, é uma necessidade.


Leia Mais - Portal da Educação Física


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Venha perder até 600 Kcal a cada hora


Qualquer pessoa gosta de muita diversão! E não seria ótimo se divertir todos os dias, e ainda queimar muita gordura localizada e perder peso? 



Zumba traz uma magia contagiante, que faz você entrar no ritmo da música para começar a definir seu corpo, com os ritmos mais quentes do mundo dentro de sua casa!

Zumba cria quatro zonas de mobilização muscular, que recrutam pernas, abdômen, tronco e braços, em um trabalho cardiovascular poderoso que acelera a queima de gorduras localizadas. Malhar o corpo todo sem perceber a hora passar. Dançar os mais diversos ritmos, acompanhando as coreografias com facilidade, mesmo sem nunca ter sido a rainha do gingado. Perder centenas de calorias (são, em média, 600 a cada hora); ganhar fôlego, disposição, saúde. Sorrir, sorrir, sorrir.... Venha ser a estrela desta festa!

Seu treino onde você for!!!


 A primeira academia a utilizar este software de gerenciamento de treino na região auxiliando o aluno a atingir seu objetivo onde quer que esteja. 

Venha treinar na Genoma Fitness e descubra como utilizar as melhores ferramentas nos seus treinamentos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Excesso de treino pode causar problemas cardíacos


     O Overtraining é objeto de estudos médicos há muitos anos. No Brasil, é chamado de Síndrome do Excesso de Treinamento (SET). 


       É o estado em que o organismo se encontra ao sofrer uma redução crônica no desempenho e na capacidade de treinar, geralmente observado após desequilíbrio entre a intensidade\volume de treino e o período de recuperação. Acredita-se que o excesso de treinamento é o provável causador das disfunções cardíacas, ou seja, a “fadiga” extrema do coração. 

     Ao contrário do que se pensa quem exagera na malhação, sem orientação, se torna vulnerável a várias infecções. Segundo Dr. Nabil Ghorayeb, especialista em cardiologia, os efeitos desses excessos para o aparelho cardiovascular são terríveis para a performance e para a saúde. 

O tratamento começa pelo total afastamento dos treinos. A grande dificuldade ainda está em definir com exatidão, qual o limite fisiológico seguro de um esporte para o coração sadio de um atleta. Porém, uma planilha bem elaborada pelo profissional de Educação Física faz a diferença entre um seguro e efetivo treinamento.
            Leia mais

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A importância de se praticar atividade física


Não é segredo para ninguém que para se ter uma vida longa e saudável a atividade física é indispensável. Junto com uma boa alimentação, o exercício físico traz qualidade de vida, ajudando o corpo e a mente.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fuja das dietas da moda e adote um programa adequado para emagrecer


O planejamento de uma alimentação correta para perda de peso deve ser individualizado, feito após avaliações clínica, antropométrica e nutricional. 

Inúmeras “dietas” surgem diariamente, muitas sem acompanhamento nutricional ou médico, sem comprovação científica de sua eficácia e segurança ou preocupação com a manutenção da saúde. Dieta da sopa, proteína, proteína “light”, sem glúten, abaixo de 1000 calorias, Índice Glicêmico, papinha de bebê, Barriga zero e até jejum. Todas prometem emagrecimento rápido.

Os riscos à saúde associados com estes tipos de dietas são numerosos. Estudos demonstraram que a glicemia está reduzida de forma importante em indivíduos obesos que são submetidos a jejum. O jejum também produz níveis elevados de ácido úrico (com redução da eliminação urinária), hipoglicemia, hipotenção e perda de massa muscular.

O peso corporal é dividido em dois componentes: massa de gordura e massa magra (água, eletrólitos, minerais, reservas de glicogênio, tecido muscular e ósseo, orgãos). A perda de peso deve ter como objetivo a perda da massa de gordura e manutenção da massa muscular.

O planejamento de uma “dieta” ou programa alimentar para perda de peso deve ser individualizado, realizado após avaliação clínica, antropométrica e nutricional de cada indivíduo. Estimulando e levando em conta o exercício físico praticado. Exercício físico e controle alimentar são a base da manutenção da saúde e de um peso saudável.

Posicionamento do American College of Sports Medicine sobre programas para perda de peso:

1 - A ingestão calórica não deve ser inferior a 1.200kcal por dia para adultos normais de modo a fornecer uma seleção de alimentos que satisfaçam as necessidades nutricionais (estas necessidades podem diferir para crianças, idosos, atletas e outros);

2 - Inclui alimentos que sejam aceitos pelo indivíduo que se submete à dieta, do ponto de vista sociocultural, respeitando ainda os seus hábitos, o seu paladar, o custo e a facilidade de compra e preparo;

3 - O jejum prolongado e as dietas que impõem restrições importantes à ingesta calórica são indesejáveis do ponto de vista científico e podem ser perigosos do ponto de vista médico;

4 - O jejum e as dietas que restringem de forma importante a ingestão calórica provocam perda de grandes quantidades de água, eletrólitos, minerais, reservas de glicogênio e tecido magro (incluindo proteínas contidas nos tecidos magros), com quantidades mínimas de perda de gordura;

5 - Uma restrição calórica leve (500 a 1.000kcal menos do que a ingestão diária habitual) resulta em menor perda de água, eletrólitos, minerais e tecido magro e menos provavelmente causará má nutrição;

6 - O exercício dinâmico de grandes grupos musculares ajuda na manutenção do tecido magro, incluindo a massa muscular e a densidade óssea e resulta em reduções do peso corporal. A perda de peso conseqüente a um aumento do gasto energético se dá principalmente na forma de peso de gordura;

7 - A estratégia recomendada para redução de peso envolve uma dieta nutricionalmente correta que provoca uma restrição calórica leve, associada a um programa de exercícios de endurance,
junto com uma modificação comportamental envolvendo hábitos alimentares. A taxa de redução de peso não deve ultrapassar 1kg por semana;

Para manter um peso saudável e bons percentuais de gordura corporal, é necessário um compromisso por toda a vida com hábitos alimentares adequados e atividade física regular.

Leia mais: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/25528-fuja-das-dietas-da-moda-e-adote-um-programa-adequado-para-emagrecer