sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mudança de Estação: aposte nos alimentos que aumentam a imunidade.

A mudança de estações é uma das responsáveis por viroses, gripes, alergias e resfriados. Para se blindar contra tudo isso, uma boa saída é apostar nos alimentos que aumentam a imunidade.

CarotenóidesAtivam o sistema imunológico, logo, melhoram a defesa do organismo. São encontrados principalmente em vegetais e frutas de cores amarela, laranja e vermelha.

Probióticos
São bactérias benéficas que reforçam o sistema imune. Estão contidas em alguns tipos de iogurtes, leite fermentado ou em forma de suplementos.

Vitamina E
Quando ingerida, melhora a resposta imunológica e também é considerada um antioxidante. Está presente em alguns óleos vegetais, como o de milho, o de soja e ainda no azeite de oliva.

Vitamina C
Tem ação antioxidante e melhora os efeitos da vitamina E, regenerando sua ação quando ocorrem formações de radicais livres. Têm efeitos benéficos principalmente em infecções respiratórias e nas gripes. São fonte de vitamina C: laranja, acerola, limão, abacaxi, mexerica, entre outras frutas ácidas.

Ômegas 3 e 6
Têm como principal função a regulação de algumas células imunológicas. Esses nutrientes estão presentes em peixes e castanhas, como as nozes, castanha do Brasil e caju.

Leia mais: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/21766-aposte-nos-alimentos-que-aumentam-a-imunidade

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entenda os princípios do Pilates e tenha melhores resultados

Muito além de trabalhar o corpo, o pilates trabalha com interior dos praticantes. Isso significa conquistar mais bem-estar por meio da prática da concentração, respiração e precisão.


De acordo com o livro “O Corpo Pilates”, de Brooke Siler, o método pilates é baseado em seis princípios. Conheça cada um deles:

Concentração – A fim de trabalhar o físico, é necessário estar presente com a mente – é ela que comanda a ação. Por isso, é fundamental prestar atenção nos movimentos executados e observar como os músculos respondem.

Controle – O domínio muscular preconizado pelo método consiste na ausência de movimentos descuidados, automáticos ou casuais. Nenhum exercício no pilates é feito simplesmente por fazer. Cada movimento tem uma função.

Centro de força – Temos um grande grupo de músculos no centro – abdômen, lombar, quadris e glúteos. Pilates chamou esse conjunto de “casa de força”. Toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades.

Fluidez – No método pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. Pelo contrário, eles são fluidos, como um longo passo ou uma valsa.

Precisão – A concentração em fazer um movimento preciso e perfeito em vez de muitos sem vontade é condição essencial do pilates. Deixar de fora qualquer detalhe é abandonar o valor intrínseco do exercício.

Respiração – A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios, assim como no dia a dia.

Benefícios:
  • Aumenta a resistência física e mental;

  • Alongamento e maior controle corporal;

  • Correção postural;

  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;

  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;

  • Melhora da coordenação motora;

  • Maior mobilidade das articulações;

  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;

  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;

  • Fortalecimento dos órgãos internos;

  • Aumento da concentração;

  • Trabalha a respiração;

  • Promove relaxamento.
Leia mais: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/pilates/21712-entenda-os-principios-do-pilates-e-tenha-melhores-resultados

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aprenda a evitar calos e bolhas


Bolha
O que é?
Descolamento da epiderme após um trauma mecânico (atrito) ou físico (queimadura por calor ou frio).
Como evitar?
Use meias grossas com tecidos respiráveis, feitas de fibras naturais. Às vezes, as bolhas aparecem entre os dedos dos pés, dependendo do formato dos dedos e da pisada da pessoa. Utilizar um tênis adequado também ajuda a reduzir o risco. No início, a bolha é dolorosa.
Como tratar?
Reduza a atividade física que está causando o atrito. Entre 24 e 48 horas, a pessoa pode furar a bolha, com agulha esterilizada, e envolver a região com um curativo macio, tipo gaze ou algodão. Mantenha o local limpo e, no banho, utilize sabonete normal. Você pode fazer compressas de água boricada ou banhos de permanganato de potássio.

Calos
O que é?
Espessamento da epiderme, com o objetivo de proteger a pele. Aparece em regiões de atrito constante e repetido.
Como evitar?
Tente reduzir ao máximo o atrito. Às vezes, o início da calosidade é uma bolha que com o atrito repetido se torna espessa. Já existem protetores de calo que minimizam o problema. Para quem pratica musculação, recomenda-se o uso de luvas apropriadas e de um creme esfoliante
Como tratar?
Não lixe exageradamente a região. Para calosidades nos calcanhares, aplique cremes hidratantes no local. O jeito que a pessoa anda influencia muito no aparecimento dos calos. Quem anda marchando, por exemplo, é mais suscetível ao problema. O jeito correto de caminhar é apoiar o pé por inteiro no chão, nesta sequência: calcanhar, planta e dedos.

Leia Mais: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/academias/21773-aprenda-a-evitar-calos-e-bolhas