sexta-feira, 20 de abril de 2012

Disciplina para seu objetivo

Resultado obtido em 6 semanas de reeducação alimentar orientado por um nutricionista especializado em Nutrição Esportiva e Profissionais de Educação Física devidamente registrados.


Para ser bem sucedido em qualquer área da vida é preciso ter disciplina. Durante a vida todos nós desenvolvemos diversos hábitos, alguns bons, outros ruins.


A procrastinação é o termo usado para definir o famoso hábito de deixar as coisas para depois.

“Ah, hoje estou cansado, amanhã eu treino….Tenho que entregar esse trabalho só na outra semana, depois eu faço….Estou com o seguro desemprego, depois eu procuro emprego…e assim vai”.

A musculação não é diferente de outras atividades. Se você quer ser bem sucedido precisa ser disciplinado. Pular um dia de treino sempre acaba virando dois, três ou quatro, e quando você percebe a semana está perdida. Depois surge a famosa questão: “por que eu não tenho resultados?”.

A foto acima é de uma aluna que traçou seu objetivo e teve algumas mudanças de hábitos alimentares e atividade física regular.

Não vai achando que será fácil, mais se é o que realmente quer algumas prioridades devem ser definidas antes, durante e após atingir seu objetivo para que você possa manter seu resultado.

Nutrição

A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, maior coordenação motora, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes. Entretanto, para uma vida saudável, é necessário aliar o exercício físico a uma dieta balanceada, contendo alimentos de todos os grupos e nas quantidades adequadas.

A alimentação desempenha um papel importante na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários que irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso ou ganho de massa muscular.



Leia mais:


quinta-feira, 19 de abril de 2012

Malhação no frio? Tô dentro!

Aquele friozinho gostoso vem chegando e, junto com ele, a vontade de ficar em casa sem fazer nada, certo?


        Errado! É exatamente nas épocas mais frias do ano que devemos redobrar a atenção com nosso corpo, e malhar é uma ótima alternativa para mexer o corpo e manter-se aquecido.


      Para início de conversa, sabe aquele desespero que dá quando o verão vem chegando e você não se sente bem para encarar essa estação? Se você aproveitar o inverno e o outono para ficar em forma com certeza você terá um verão inesquecível!

     O inverno é a melhor época do ano para perder peso porque o  organismo precisa de mais energia para produção do calor que o mantém na temperatura correta. Com isso fica mais fácil emagrecer porque ocorre aumento do gasto calórico naturalmente. Se, além disso, você der uma força para esta situação e malhar um pouco, entrar em forma (ou melhorá-la ainda mais) não vai ser difícil.

Como não poderia deixar de ser, também há cuidados que devem ser tomados:
  • Beba mais água para evitar que  o corpo sinta os efeitos do tempo mais seco característico dessa época. O ideal é tomar água aos poucos, antes, durante e depois das atividades
  • Procure um local mais protegido para prática de exercícios
  • Redobre a atenção com alongamentos e aquecimento, o tempo mais frio favorece as lesões.
       Alguns motivos são comprovados para darem continuidade aos exercícios físicos durante a estação mais preguiçosa do ano. Trace um objetivo e uma rotina durante o inverno, guarde os finais de semana para se deliciar com vinhos, chocolates quentes e fondue, a estação é propicia para sopas experimentes as lights, ou mesmo poderá fazer aquelas caseiras de legumes, são muito nutritivas, de baixa caloria e aquecem o seu inverno, dê preferência a pratos como sopas durante o jantar. Já foi comprovado cientificamente que baixas temperaturas fazem o corpo gasta o dobro de calorias do que o normal. Malhar durante todo o inverno significa que terá um corpo saudável e o peso ideal durante o verão sem “neuras” e preocupações em colocar um biquíni ou uma mini saia. Procure por atividades que goste e sejam prazerosas, mesmo no inverno com o tempo frio use roupas leves para praticar atividades, o ideal é na hora do aquecimento usar uma roupa que te proteja do frio para depois que o corpo estiver quente tira-la e ficar com as mais leves.

       Quem não costuma praticar exercícios tem no inverno a estação perfeita. Você pode começar devagar e seu corpo vai responder mais rápido que no calor. Malhar nesta época é a melhor forma de você chegar mais preparado e confiante nas estações “quentes” do ano.

Então, quando aquela “preguicinha” típica dos tempos frios aparecer lembre-se: Todo dia traz consigo uma oportunidade de melhorar nossos corpos e mentes.  Malhe, sempre.

           

terça-feira, 17 de abril de 2012

Malefícios do Refrigerante

        Bebidas de maior consumo no mundo, depois da água, refrigerantes aumentam o risco de doenças como obesidade, diabetes, gastrite e câncer de esôfago.



Por causa das diversas substâncias químicas que entram em sua composição, os refrigerantes são prejudiciais à saúde se bebidos com freqüência. É o que diz Marilane Dionísio, coordenadora de nutrição do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro. “Na composição dos refrigerantes, estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis se ingeridas com excesso”, explica.
Os refrigerantes ganham cada vez mais adeptos em todo o mundo, principalmente entre crianças e adolescentes, em que os níveis de obesidade deram um salto nos últimos tempos. Em média, cada brasileiro ingere 35 litros da bebida ao ano. Nos EUA, o consumo cresceu mais de 450% nos últimos 50 anos.
         Pesquisas recentes revelam que o refrigerante não dietético aumenta em 80% o risco de diabetes. De acordo com estes estudos, o risco de desenvolver a doença chega a quase dobrar nas pessoas que consomem este tipo de bebida pelo menos uma vez por dia. Os refrigerantes também aumentam os riscos de câncer no esôfago. “Eles incham o estômago e causam refluxo gástrico, o que está associado com o câncer de esôfago”, explica a Drª Marilane.
          Os malefícios do consumo exagerado de refrigerantes não param por aí. A bebida agrava quadros de gastrite e flatulência (gases), além de aumentar os níveis de colesterol. É responsável também por uma maior incidência de cáries – dependendo da sensibilidade e predisposição de cada indivíduo – e erosão dental, processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.
          Outra preocupação dos especialistas é que o consumo excessivo de refrigerantes tem deixado em segundo plano bebidas saudáveis como a água, sucos naturais, água de coco e leite. “Beber refrigerantes com freqüência só faz aumentar o consumo de calorias inúteis, que não acrescentam nenhum nutriente ao organismo. São as chamadas calorias vazias. Em média, um litro de refrigerante tem cerca de 400 calorias, que poderiam ser obtidas por meio de alimentos bem mais saudáveis”, diz a nutricionista.


Leia mais: http://www.hipertrofia.org/blog/2007/07/16/maleficios-do-refrigerante/#ixzz1sJMyncCN

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dor no ciático não some apenas com remédio

As dores no ciático estão mais comuns do que resfriado. Difícil encontrar quem nunca tenha sofrido com as dores nas costas e nas pernas, sendo obrigado a ficar de repouso por dias. Estimativas mundiais indicam que 90% da população sofre ou vai sofrer com o problema em alguma fase da vida. "Excesso de peso e má postura são dois fatores que contribuem para o crescimento do número de pacientes com inflamação no nervo ciático", afirma o médico Wajih Abud Hares, diretor Técnico do Hospital San Paolo.

Na entrevista que você lê a seguir, o especialista ensina como lidar com as dores, fala das situações em que a cirurgia é a solução e comenta a eficácia dos tratamentos complementares, como RPG e acupuntura.



Como identificar a dor no ciático?
A dor pode ser sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimação. Às vezes, começa gradualmente, piora durante a noite, e é agravada pelos movimentos. A dor ciática também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada, antes de cursar com as fisgadas e a dor intensa.

Pessoas com idade mais avançada são mais sujeitas ao problema? Por quê?Sim , até por terem forçado a coluna ao longo dos anos. Com o passar do tempo, os discos intervertebrais perdem a capacidade de absorção de impacto, tornando-se mais facilmente alvo de lesões e causando distúrbios na mecânica da coluna vertebral; inclusive pela perda de água (elemento natural e primordial para a manutenção dos discos intervertrebrais). Afetam ainda a distribuição de peso na coluna, lesando estruturas como as articulações intervertebrais e os ligamentos. Estas como parte do processo de defesa contra a agressão, tendem a se hipertrofiarem (são os chamados bicos de papagaio). O aumento das articulações e dos ligamentos que fazem parte da formação do canal medular acaba por diminuir o diâmetro do canal, levando a compressão da medula espinal ou da raiz dos nervos, com a possível compressão da medula espinhal ou das raízes que originam os nervos.

Em quais situações a cirurgia é indicada?
Há três indicações geralmente aceitas para uma intervenção cirúrgica:

- A indicação mais comum é a de pacientes sem alívio satisfatório da dor ciática através do tratamento com medicação. A cirurgia só é indicada a pacientes que sofrem com os sintomas há mais de um mês e que venham mantendo repouso absoluto na cama por, pelo menos, uma semana (sem melhora).

- Recorrência de episódios de dor lombar e ciática que impedem o paciente de levar uma vida normal.

- Pacientes com fraqueza significativa em algum músculo da perna ou do pé devem ser operados precocemente.

- "Síndrome da cauda eqüina" (perda parcial ou total da função urinária, intestinal e sexual devido à compressão da região lombar conhecida por cauda eqüina). Identificada pelo médico esta condição requer cirurgia de urgência para evitar seqüelas permanentes.

As técnicas cirúrgicas evoluíram muito, os riscos estão minimizados, mas eles ainda existem. Pode haver até a piora do quadro, por ocorrência de fibrose e outros distúrbios. Nos casos cirúrgicos, a recuperação ocorre em média de quatro a seis meses e envolve além da cirurgia a fisioterapia pós-operatória.

Qual a importância de tratamentos auxiliares, como RPG?
Não se indica o RPG na fase dolorosa, por causa da dificuldade em se mexer. Todo o tratamento auxiliar, incluindo o RPG, é coadjuvante e soma esforços para a melhora e adequação de vida do paciente com problemas de coluna.

Que outros tratamentos existem para aliviar o problema?
Na ordem teríamos inicialmente o uso dos analgésicos e antiinflamatórios, a acupuntura (que se mostrou bastante útil como tratamento) e a RPG. Do aspecto preventivo, o aprendizado do uso da coluna vertebral, a postura correta, o combate ao excesso de peso (obesidade), a prática de exercícios e evitar carregar peso demais também são indicados. Não se recomenda massagem na fase aguda e, sempre, é preciso muito cuidado em massagem e manipulação sobre a região das vértebras sem orientação médica e acompanhamento.

Em quanto tempo o tratamento dá resultados, normalmente?
O tratamento, em média, leva de 7 a 14 dias para apresentar resultados. Alguns pacientes, no entanto, demoram até três meses. E há casos com melhora após um ano e meio. Hoje uma pequena parcela é indicada a cirurgia, sendo a tendência mundial de cada vez operar-se menos e tratar mais.

Algum exercício é proibido para pacientes com inflamação no nervo?
Os exercícios com carga e de esforços, antes do fortalecimento da musculatura paravertebral, estão proibidos. No lugar deles, deve prevalecer o treino de baixo impacto e a hidroginástica.

O sobrepeso pode causar ou agravar inflamação no ciático? Por quê?Sim, porque submete os discos intervertebrais ao esforço, além de haver a sobrecarga dos ligamentos e da musculatura paravertebral.

Quais exames são necessários para o diagnóstico correto?
O exame físico e a observação de sinais clínicos já seriam suficientes, no entanto para o melhor entendimento e condução dos casos, a Radiologia, a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética podem ajudar.

Por que, geralmente, a dor acontece só de um lado da perna?A dor unilateral é mais freqüente porque os "pinçamentos" tendem a acontecer de um lado da coluna, por desvio ou escorregamento do disco.

Qual a relação entre a hérnia de disco e a inflamação no ciático?Uma boa parte dos casos de dor ciática está relacionada com a hérnia discal, porém não é a única causa, temos os casos de artrite da coluna, as fraturas, os traumas e outros processo infecciossos.

No caso das mulheres, os saltos devem ser evitados? E como deve ser o colchão da cama?Os saltos altos, assim como a ausência de salto, prejudicam a coluna porque modificam a curvatura natural dela. Os saltos devem ter de 2,5cm a 3cm para oferecer conforto. O colchão deve ser firme, não duro, e preencher os espaços das curvaturas naturais da coluna, cuidado com a altura do travesseiro e evite dormir de bruços (posição que força a região lombar).

A dor chega a ser incapacitante?
Na fase aguda a dor é incapacitante, impedindo a locomoção. Em algumas vezes, os movimentos da perna são travados e a flexão da coluna é impedida, o que determina o repouso absoluto.