Na beira da piscina ou de frente para o mar, ficar exposto ao sol pode fazer bem para as articulações.
Um novo estudo publicado pela organizaçãoAnnals of the Rheumatic Diseases, afirma isso. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa acompanhou a saúde de mais de 120 mil enfermeiras americanas, com idade entre 30 a 55 anos. No Reino Unido, a artrite reumatoide (doença autoimune que inflama as articulações) é uma das patologias que mais atingem as mulheres.
Cerca de 300 mil pessoas sofrem da doença, e as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolvê-la. De 1976 até 2008, os pesquisadores acompanharam os banhos de sol das voluntárias e mediram a radiação de raios UVB de acordo com latitude, altitude e acúmulo de nuvens. Cerca de 1314 mulheres desenvolveram a doença durante a pesquisa, porém as que possuíam o hábito de se expor ao sol tiveram um quinto a menos de chance de terem a artrite.
Os pesquisadores afirmam que o lugar onde se reside pode influenciar, já que as mulheres que desenvolveram a doença não tinham um local adequado para realizar banhos de sol. No entanto, o uso de protetor solar pode minimizar os efeitos do sol, porém não significa que não deva ser usado.