sexta-feira, 6 de julho de 2012

AGACHAMENTO RETO: ENTENDENDO!




AGACHAMENTO RETO = Bíceps Femoral, Glúteo Máximo, Vasto Medial, Vasto Lateral
Um dos exercícios mais conhecidos no treinamento resistido com pesos, o AGACHAMENTO RETO causa um grande número de questionamentos e controvérsias com relação a quais músculos são estimulados.
Utiliza-se o exercício de agachamento reto para desenvolver a musculatura do quadríceps, isquiotibiais, glúteos máximo e coluna lombar, é utilizado também na reabilitação de lesões.
Os movimentos e o posicionamento utilizado no agachamento são fundamentais para muitas atividades e situações do dia-a-dia como, por exemplo, sentar e levantar de uma cadeira ou pegar um objeto no chão.
Apresento uma analise da ativação muscular nos diferentes ângulos de trabalho desse exercício.
Legenda:
  •   BF  – bíceps femoral (isquiotibiais)
  •   GM – glúteo máximo
  •   VM – vasto medial
  •    VL – vasto lateral
Utilizo o agachamento reto como exercício básico para qualquer aluno, desde o iniciante ao avançado, mudando apenas os ângulos e a sobrecarga de acordo com a individualidade de cada ser humano. Na área da musculação terapêutica em conjunto com a quiropraxia esse é um dos exercícios básicos para fortalecimento da musculatura das pernas, abdômen e coluna, o que é a base do nosso corpo e que nos mantém em pé.
“Não pense que você não precisa de pernas fortes, um dia seu tronco pode precisar de estabilidade e não terá uma base sólida”. Imagine um lutador de boxe trabalhando somente membros superiores, pois na hora da luta só pode usar as mãos, você acha que ele teria a mesma estabilidade se não trabalhasse os membros inferiores?
Um grande abraço e ótimos Treino!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

MULHERES TAMBÉM PODEM TREINAR PESADO?




Ouvimos as mulheres comentando regularmente  nas academias  “não vou colocar muito peso, pois não quero ficar forte como um homem?”.
Isso não passa de um mito e diria um tremendo erro! Essa idéia atrapalhará muito seu desenvolvimento no treinamento e seu objetivo ficará cada vez mais longe de ser alcançado.
Nunca, repito nunca uma mulher irá se tornar grande como um homem, existem muitas diferenças fisiológicas e hormonais entre homens e mulheres. O aumento de massa muscular é pouco perceptível nas mulheres, pois estas tem níveis de testosterona muito baixos quando comparadas aos homens e para tristeza de todas, níveis de gordura maiores que vão desaparecendo e sendo substituídas por massa muscular, mas que não permitem que os contornos dos músculos apareçam.
A grande maioria das mulheres, prioriza o treinamento Ergométrico (cardio) , a levantar pesos, muitas vezes por serem mal orientadas, ouvi dizer “meu antigo professor falou que para emagrecer e definir tenho que suar, tenho que correr muito”, sim e não, a massa magra está diretamente ligada ao aumento do metabolismo, mas o tão desejado emagrecimento e construção de um corpo definido é alcançado de varias formas, quanto mais músculo você adicionar no seu corpo, mais fácil será para eliminar gordura, por isso, deve-se manter um equilíbrio entre as atividades com peso e o treinamento Cardio.
Quando puder optar entre um treinamento cardio e a musculação intensa, pensem, temos na musculação todos os benefícios que a atividade aeróbica quer estimular e ainda o aumento de massa muscular.
O treinamento cardio é uma das ferramentas para alcançar seus objetivos, a esteira e elípticos são de suma importância atentar para a intensidade do treinamento.
Temos diversos métodos de treinamento como intervalado, HIIT, baixo descanso, circuito entre muitos outros, cabe ao professor, direcionar o método de acordo com seu cliente, que deve ter sido avaliado previamente por um Médico e Avaliador Físico.
Seria ideal que a frequência cardíaca fosse aferida sempre no treinamento aeróbico, cabendo ao professor, direcionar o aluno iniciante em qual velocidade treinará na esteira, por exemplo, qual a velocidade e peso das suas repetições, e mesmo com o aluno já devidamente adaptado às velocidades e intensidades, as aferições periódicas, devem ser feitas para se manter a eficiência do treinamento, sempre de acordo com a frequência cardíaca para cada indivíduo, claro, será muito mais fácil você conseguir isso com um Personal Trainer, mas converse com seu professor.
Como e quando aumentar a carga?
Se seu professor passou, por exemplo, uma série de 8 a 12 repetições, (até mesmo porque como disse no artigo anterior – Numero de repetições ideais, como saber?  o músculo não sabe o que é 7-8-9 repetições ) ele entende esforço e não números, se o aluno não atingiu ou não consegue fazer a série com essa carga, concluímos que está com excesso de peso.
E o inverso também pode ser observado para aumento de carga, pois em uma série de 8 a 12 repetições, você percebe que pode fazer mais que 12, então é hora de aumentar a carga.
Essa sem dúvida é uma excelente orientação para manter a intensidade do treino e com isso ter um desenvolvimento mais rápido, construindo músculos maiores, mais bonitos e definidos.
Para a definição ser observada, dizemos que é a hipertrofia com qualidade, a gordura tem que desaparecer, por isso, procure um nutricionista esportivo que, certamente vai te orientar sobre uma dieta protéica, suplementos ou outra forma, de acordo com sua necessidade e característica individual.
Mulheres, o exercício com pesos aumenta a força e massa muscular, melhora a flexibilidade e capacidade física, melhora a aparência pessoal lhes dando mais confiança, oferece um excelente trabalho cardiovascular (quando montado de forma correta), é sem duvida alguma o melhor remédio para suas celulites e se tivermos mais músculos queimaremos mais calorias em repouso e em movimento!
Então, esta esperando o que para ir treinar?? Agora meninas, quero ver vocês treinando pesado!!!
Bons Treinos!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL PARA EMAGRECER, JÁ EXPERIMENTOU?




Que tal experimentar um tipo de treinamento diferente do habitual que além de promover ganhos de força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, contribui também para o seu emagrecimento?
Provavelmente, você já ouviu algo sobre treinamento funcional. Mas o que é treinamento funcional? E como ele pode ajudar você a atingir a sua meta de emagrecimento?
Quando você segura um bebê se contorcendo, dá banho no seu cachorro, move o sofá para longe para aspirar por baixo dele ou pendura um quadro na parede da sala de estar, seu corpo não está usando um músculo isoladamente, mas muitos músculos que trabalham simultaneamente.
Como seres humanos, realizamos uma ampla gama de atividades motoras, como andar, correr, correr saltando, saltar, agachar, levantar, empurrar, puxar, dobrar, torcer, virar, iniciar e parar movimentos, subir, descer, etc. Portanto, o treinamento para melhorar a força funcional envolve mais do que simplesmente aumentar a capacidade de produção de força de um músculo ou grupo muscular. Pelo contrário, requer treinamento para melhorar a relação coordenada de trabalho entre os sistemas nervoso e muscular.
Nos últimos 10 anos, tem havido uma mudança no sentido de tornar o treinamento mais funcional. Um dos muitos sinais de que o treinamento funcional seria a onda do futuro foi quando os grandes fabricantes de máquinas de treinamento de força começaram a introduzir suportes de agachamento básicos e bancos de peso, bem como diversos acessórios no mercado de fitness.
O treinamento funcional tornou-se um chavão popular na indústria do fitness!
Exercícios funcionais são aqueles que incluem movimentos que imitam a maneira como seu corpo se move quando você pratica seu esporte favorito ou movimentos da sua vida cotidiana.

terça-feira, 3 de julho de 2012

ABDÔMEN SARADO - MITOS, VERDADES E TREINO



Quem não quer ter um abdômen firme e definido?!
Com certeza todos nós. Acredite é possível! Mas antes das dicas de treino, vamos esclarecer alguns mitos sobre o abdômen e os abdominais:
MITO - Quanto mais abdominais, melhor!
Não  é bem por aí… Aqueles que fazem centenas de abdominais todos os dias, pensando que quanto mais, melhor, estão enganados. O abdômen é um músculo como qualquer outro e por isso não deve ser treinado todos os dias, ele também merece seu descanso, como os demais. Lembre-se que o músculo se fortalece no descanso e por isso devemos respeitar seu intervalo de recuperação. Porém, o abdômen possui uma característica peculiar, ele se recupera mais rapidamente que outros músculos, devido à sua composição de fibras musculares e por ser um músculo postural. Ainda assim, não devemos treiná-lo todos os dias. O máximo permitido seria realizar abdominais em dias alternados (dia sim, dia não…). E quando for o dia,  não há necessidade de realizar 500 abdominais!
Bastam algumas séries com a execução correta e a carga adequada.
VERDADE –  Abdominal não tira a barriga…
Você  já deve ter ouvido esta frase algumas vezes na academia… E infelizmente ela tem um fundo de verdade! Vamos explicar o que ocorre: Quando você faz abdominais, está fortalecendo e tonificando a musculatura do abdômen. Porém, a camada de gordura que está sobre a musculatura, vai continuar lá encobrindo todos os ventres (gominhos) do seu abdômen. A única maneira que existe de “afinar” esta camada de gordura é emagrecendo. Quando você emagrece, perde gordura do corpo em geral, inclusive a gordura abdominal - o que permite com que você possa visualizar melhor os gominhos do seu abdômen! Isso é o que chamamos de definição muscular.
Quando falamos em emagrecer, estamos falando em gerar um balanço calórico negativo. Ou seja, gastar mais calorias do que se come ou comer menos calorias do que se gasta. É simples e matemático! Mas para que isso ocorra, é preciso ter uma alimentação saudável e balanceada. Fique atento!
 
DICA DE TREINO – Nas academias existem muitas pessoas que têm o hábito de realizar abdominais diariamente no término dos treinos. Não siga a maioria… Procure fazer abdominais no máximo 3 vezes por semana e em dias alternados. É fundamental respeitar o intervalo de recuperação muscular para que haja resposta ao estímulo. Mas, além disso, temos que considerar as duas formas diferentes de se treinar abdômen:
1) Para aumentar os “gominhos”: O abdômen, por fazer a flexão da coluna, tem um formato peculiar, sendo dividido em vários ventres (gominhos). Quando esses gominhos sobressaem, dão ao abdômen o famoso aspecto de tanquinho. Para aumentar o volume (hipertrofiar) dos gominhos é necessário fazer um trabalho clássico de hipertrofia, no qual deve se trabalhar com um volume de repetições baixo (de 8 à 12 repetições) e com uma carga alta. Exemplo: Realizar 4 séries de 10 repetições na máquina com a carga máxima. Considerando que a carga máxima permite que as 10 repetições sejam concluídas com a execução correta, porém com grande sacrifício.
2) Para enrijecer e tonificar: Este geralmente é o tipo de treino que as mulheres preferem. O objetivo não é aumentar o volume dos gominhos para ficar com o abdômen parecendo um tanquinho, mas apenas deixar o abdômen chapado, rígido e tonificado. Para se obter este resultado é preciso treinar com um volume de repetições mais alto (de 15 à 20 repetições) e uma carga moderada. Exemplo: Realizar 4 séries de 20 repetições no solo com carga moderada. Considerando que a carga moderada permite com que as 20 repetições sejam concluídas com a execução correta, numa intensidade moderada.
Muito bem, dica de treino dada, agora é hora de colocar em prática!
Mãos à obra e bons treinos!


(leia mais...)