segunda-feira, 18 de junho de 2012

SOBRECARGA PARA TERCEIRA IDADE





Quando chegamos próximos dos 30 anos de idade nosso corpo já começa a se deteriorar. Uma pessoa sedentária chega aos 80 anos com metade da força muscular que tinha aos 30. Os pesquisadores da medicina do esporte concluíram que os exercícios de força são a atividade física que mais benefícios traz para a vida dos idosos. Ao implementarmos os exercícios com peso no cotidiano dos idosos, estamos fazendo uso de um artifício para reduzir os declínios de força e massa muscular relacionados com a idade à medida que esta avança. Mantermos níveis ótimos de força possíveis para cada indivíduo é fundamental para a qualidade de vida, principalmente para o bem estar psicológico do praticante de mais idade, fazendo o mesmo sentir-se mais ativo e, principalmente, independente.

O treino de musculação pode ser uma ajuda importante para atenuar os efeitos negativos da inatividade sobre o seu organismo, em qualquer idade mas, sobretudo, na terceira idade.
desempenhar as tarefas diárias com maior facilidade e durante mais tempo que os indivíduos, da mesma idade, não treinados Conheça os principais benefícios desta atividade:
  • É uma atividade segura e de fácil adaptação a qualquer nível de aptidão física.
  • Melhora a eficiência do sistema nervoso no controlo do trabalho dos músculos favorecendo a coordenação de movimentos.
  • Aumenta a força e a resistência muscular. Vai conseguir "aguentar" mais facilmente esforços musculares mais intensos e prolongados!
  • Melhora a capacidade funcional, permitindo.
  • Contribui para a diminuição do risco de osteoporose.
  • Ajuda a combater as dores articulares (coluna, ombros, joelhos, etc.), desde que corretamente orientada (cargas baixas ou moderadas).
  • Quando associada ao exercício cardiovascular, não tem qualquer perigo para o sistema cardíaco e respiratório.
  • Aumenta a auto-estima e melhora a auto-imagem. Vai "gostar mais de si mesmo".
  • Facilita a integração num ambiente social diferente, contribuindo para que descubra novos amigos.
Ninguém nega que as caminhadas e braçadas na piscina, os exercícios aeróbicos, façam bem, mas, para quem tem mais de 60 anos o mais importante é a reversão da perda muscular e o ganho de força. Avaliações realizadas na academia mostraram que, após quatro semanas de treino, um idoso pode melhorar sua força em até 220%. Um dos indivíduos entrevistados conta que decidiu fazer musculação porque já não andava em razão de duas hérnias de disco. Três meses depois de iniciar os exercícios com pesos a dor havia diminuído 90%, estima o praticante, e voltou a caminhar sem dificuldade.
Perda de massa muscular e de massa óssea no nível propiciado pelo avanço da idade prejudica as atividades mais comezinhas do dia a dia como andar, comer, subir escada ou tomar banho. Esses problemas podem ser sanadas com mais eficiência pela musculação.

Voltamos a pergunta inicial: Caminhar ou levantar pesos? A conclusão mais sensata é que o melhor é a combinação de atividades aeróbica e anaeróbica. Mas, e então, qual fazer mais? O Colégio Americano de Medicina do Esporte definiu uma lista de prioridades para os idosos. Em primeiro lugar, os exercícios de força, em segundo os de flexibilidade e, em seguida, os aeróbicos.
A qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Existe, porem, consenso em torno da idéia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas. Alguns parâmetros afetam diretamente nossa qualidade de vida, principalmente os componentes do estilo de vida que influenciam nossa saúde e bem estar.


(leia mais...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário