segunda-feira, 14 de maio de 2012

TREINO RESISTIDO x PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL




       Os principais objetivos dos freqüentadores de academia são: a perda de percentual de gordura e o ganho de massa muscular. E com relação à perda de percentual de gordura o treino aeróbio vem sendo largamente utilizado por anos, pelo fato da gordura ser o principal substrato desse tipo de atividade. Mas esse tipo de treino exige um grande tempo disponível do praticante, que por sua vez acaba tornando inviável uma sessão de treinamento composta pelo treino aeróbio junto com o anaeróbio, ou resistido. Impossibilitando o alcance dos objetivos almejados.
       Atualmente há uma linha de pesquisa na qual diz que a perda de gordura esta associada ao gasto calórico total da atividade, e não apenas no substrato principal que ela utiliza, pois atividades físicas de maiores intensidades produzem gastos calóricos elevados, podendo ser mais eficientes na redução da gordura corporal. Sendo assim o treino resistido uma ótima opção, pois, há um aumento da massa muscular e um dispêndio energético alto em um curto período de tempo, podendo vir a ser o treino mais indicado para suprir as necessidades dos freqüentadores de academia, que são a diminuição do percentual de gordura associado ao aumento da massa muscular.
       Mas em estudos realizados, podemos afirmar que só o treinamento resistido não contribui significamente no PGC. É necessário um trabalho como um todo, pois não foi observada uma redução considerável no percentual de gordura corporal, mostrando que o treino resistido, mesmo sendo praticado por grupos diversos e períodos de treino diferentes, mostrou ineficiente na redução da gordura corporal. Com base nos dados obtidos nos artigo podemos afirmar que o treino resistido deveria acompanhar um treino aeróbio para diminuição do PGC em indivíduos fisicamente ativos.
(leia mais...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário